Esta ação intenciona promover a prática de pesquisa pelos alunos do Ensino Médio Inovador, operando uma reflexão sobre os conceitos de História, Patrimônio e Cidadania, em observância de algumas das características mais representativas da Cidade de Paudalho, desde seu passado colonial, formação política e desenvolvimento social, até sua história mais recente que inclui a trajetória do JEP (Jovens Estudantes de Paudalho) na política, o mercado de trabalho para a juventude e questões envolvendo o turismo religioso. A diversidade temática se justifica pelo fato desse projeto se desmembrar em quatro linhas de ações composta por grupos de interesse específicos: Cultura e Memória, Políticas Públicas, História Política e Patrimônio.
Os aluno do Ensino Médio Inovador realizaram neste dia 27/10/2010 uma viagem pela história colonial e pela arte barroca através das ruas e prédios de Olinda, discutindo o patrimônio material enquanto documento para a compreensão da História. Estavam presentes os professores: Aluizio Medeiros (História e Iniciação Científica), Nara Oliveira (Português), Eriberto Viturino (Matemática), Juliana Montenegro (Teatro)
No final da manhã fomos recebidos na Biblioteca Pública de Olinda pela mestranda Priscilla Quirino, pesquisadora em História da Religião da UFPE, onde foi discutido o conceito de devoção e as perspectivas de pesquisa histórica em São Severino dos Ramos.
Finalmente em Recife, fomos recebidos no APEJE pelo Prof. Clodomir do setor de Higienização e Restauração documental que forneceu aula sobre a importância e os tipos de documentação, manuseio, além da descrição do acervo e os primeiros contatos dos alunos com documentos originais do século XVII e XVIII. Desse encontro foi dada a proposta do APEJE fornecer instrutores para o treinamento de alunos no aprendizado da higienização e arquivamento de documentos.