Paudalho Digital: História, Patrimônio e Cidadania

Esta ação intenciona promover a prática de pesquisa pelos alunos do Ensino Médio Inovador, operando uma reflexão sobre os conceitos de História, Patrimônio e Cidadania, em observância de algumas das características mais representativas da Cidade de Paudalho, desde seu passado colonial, formação política e desenvolvimento social, até sua história mais recente que inclui a trajetória do JEP (Jovens Estudantes de Paudalho) na política, o mercado de trabalho para a juventude e questões envolvendo o turismo religioso. A diversidade temática se justifica pelo fato desse projeto se desmembrar em quatro linhas de ações composta por grupos de interesse específicos: Cultura e Memória, Políticas Públicas, História Política e Patrimônio.


Foto 1: Alto da Sé em Olinda

Os aluno do Ensino Médio Inovador realizaram neste dia 27/10/2010 uma viagem pela história colonial e pela arte barroca através das ruas e prédios de Olinda, discutindo o patrimônio material enquanto documento para a compreensão da História. Estavam presentes os professores: Aluizio Medeiros (História e Iniciação Científica), Nara Oliveira (Português), Eriberto Viturino (Matemática), Juliana Montenegro (Teatro)


Foto 2: Biblioteca Pública de Olinda


No final da manhã fomos recebidos na Biblioteca Pública de Olinda pela mestranda Priscilla Quirino, pesquisadora em História da Religião da UFPE, onde foi discutido o conceito de devoção e as perspectivas de pesquisa histórica em São Severino dos Ramos.



Foto 3 e 4: Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano

Finalmente em Recife, fomos recebidos no APEJE pelo Prof. Clodomir do setor de Higienização e Restauração documental que forneceu aula sobre a importância e os tipos de documentação, manuseio, além da descrição do acervo e os primeiros contatos dos alunos com documentos originais do século XVII e XVIII. Desse encontro foi dada a proposta do APEJE fornecer instrutores para o treinamento de alunos no aprendizado da higienização e arquivamento de documentos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...