Recentemente
tivemos a aula prática de extração do DNA da cebola, ministrada pela profa. Joelma Nascimento para os alunos do 2º e 3º ano do EMI, usando o mesmo protocolo
que se usa para extrair DNA Humano para testes de paternidade por exemplo.
O
objetivo desta prática não é a visualização da dupla hélice e sim a extração do
material genético do núcleo de células eucariontes.
O
experimento consiste em 3 etapas:
1-
Ruptura (física e química) das membranas
celulares para liberação do material genético; no caso da cebola.
2-
O desmembramento dos cromossomos em seus
componentes básicos: DNA e proteínas;
3-
A separação do DNA dos demais
componentes celulares.
Basicamente
os alunos realizaram a maceração da cebola para ruptura da parede celular,
expondo o material genético das células, em um Becker adicionaram ao material
macerado a solução de lise composta de: Água destilada; NaCl e detergente, as moléculas
do detergente desestruturam as moléculas de lipídios presentes nas membranas
celulares; posteriormente fizeram a filtragem para obtenção do concentrado , os
alunos pipetaram 5 ml do material em um tubo de ensaio e depois levaram ao
aquecimento em banho Maria por 15 minutos,controlando sempre a temperatura
ideal para a reação que era de 60º com o auxílio de termômetro, o aquecimento
favorece a reação e desnatura as moléculas de DNA, depois o resfriamento do
concentrado descansando os tubos de ensaio em água gelada por 5 minutos,
posteriormente a adição de álcool também
gelado, o DNA é insolúvel em álcool e deste modo se separa da solução, o DNA tem
também menor densidade que os outros constituintes celulares, por isso surge na
superfície da solução. O álcool desidrata as moléculas de DNA, fazendo com que
elas se aglutinem.
.
O resultado foi a visualização de uma massa filamentosa e esbranquiçada que são
milhares de fitas de DNA juntas.
A
estrutura de dupla-hélice não é identificada, pois só pode ser visualizada
através de aparelhos sofisticados.
Como eu gostaria de ter tido aulas de laboratório na minha época. Parabéns Joelma pelas atividades. É muito bom poder unir a teoria com a prática de pesquisa, como um facilitador para o aprendizado.
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