Prática de laboratório: Visualização de estômatos de folhas.



Os alunos de Prática de Laboratório do 2º e 3º anos do Ensino Médio Inovador estão trabalhando com o microscópio. Na prática de hoje, utilizamos microscópio óptico para visualizar os estômatos de folhas de plantas monocotiledôneas e dicotiledôneas, os estômatos das folhas são estruturas que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente.São constituídos por duas células estomáticas, apresentando uma abertura entre elas, denominada ostíolo.

A troca de gases ocorre em virtude do potencial higroscópico das células-guardas, que permitem maior ou menor abertura dos ostíolos de acordo com o teor de água presente. É por essa abertura que se estabelece a comunicação entre o ambiente interno da folha e o ambiente externo, favorecendo a transpiração e a troca de gases.
Três fatores ambientais influenciam a abertura dos estômatos: luz; CO2; e teor hídrico. Acredita-se que o ácido abscísico (hormônio vegetal) também esteja envolvido no fechamento dos estômatos. Além da presença do potássio, que contribui para o aumento de turgor das células-guardas( quando se tornam túrgidas por estarem cheias de água).


Materiais
- folha de vegetais monocotiledôneas e dicotiledôneas;
- Bisturi;
- pinça;
- microscópio;
- lâmina;
- lamínula.

Estratégias

1) Pedir para que os alunos se organizem em grupos, a fim de trabalhar nas bancadas do laboratório.
2) Solicitar que observem a folha quanto aos seguintes aspectos:
a) coloração na parte inferior e superior;
b) brilho na parte inferior e superior;
c) textura na parte inferior e superior;
3) Pedir que cada grupo faça cortes finos das superfícies superior e inferior das folhas preparem as lâminas e observem ao microscópio.
4) Os alunos devem mudar as objetivas, verificando se há diferença entre o que pode ser observado.

Durante a observação ao microscópio os alunos puderam verificar a presença de estômatos na parte inferior de folhas de plantas monocotiledôneas, ao passo que os estômatos de plantas dicotiledôneas não foramvisualizados com facilidade
Estômatos visualizados na aula.
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Um comentário:

  1. A aula foi de grande importância para mim, deu para acabar com várias duvidas, o melhor é junção de teoria e pratica no mesmo momento, esse deve ser o segredo para fixa o conhecimento.

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