Os registros materiais da cultura, da história e da arte




Nesta terça-feira, 05 de abril, os alunos do Ensino Médio Inovador foram a Recife com destino ao Museu do Homem do Nordeste e ao Instituto Ricardo Brennand. O propósito desta primeira viagem do ano foi de discutir aspectos da cultura nordestina, suas raizes diversas, a herança colonial de nossa região e sua construção enquanto espaço geográfico. Essa viagem foi dedicada as áreas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos.



Comumente optamos por levar nossos alunos para espaços de produção científica, porém, essa viagem nos serviu como um espaço atrativo de discurssões diversas a partir de traços da cultura material. A curadoria do Museu do Homem do Nordeste tem a preocupação de tornar os espaços representativos para o visitante desde a entrada somos lançados ao contraste de uma região em que a riqueza do açucar foi marcada pelo suor e sangue de escravos, onde o conflito se extendia inclusive nos aspectos religiosos o que torna representativo um santo barroco ser ladeado por uma calunga na entrada do museu, gerando discussões bem exploradas pelos guias e professores.

O Instituto Ricardo Brennand foi visitado a tarde com dois objetivos mais imediatos, para o segundo ano, a exposição de bonecos de cêra sobre o julgamento de Fouquet que permitiu um debate sobre o absolutismo francês, além de questões envolvendo o cotidiano do século XVII; para o primeiro ano, as estátuas de inspiração greco-romanas permitiram uma discussão a respeito do mito e da sociedade na antiguidade clássica.

Aos alunos fora entregue um modelo de relatório de viagem como atividade da disciplina eletiva.


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