Trabalho vencedor do Concurso Imagens e identidade: um olhar local

É com grande satisfação que informamos o resultado do concurso Imagens e identidade: um olhar local. Estão de parabéns todos os alunos que participaram pelo empenho em apresentar ricas informações em tão pouco tempo, e parabéns aos alunos Isak Castro e Philipe Kennedy do 2º ano A e a aluna Ruth Maria do 1º ano A, que formaram a equipe vencedora. Todos os participantes do concurso serão premiados com uma sessão de cinema no Recife, a escolha do filme ficará a cargo da equipe vencedora.
O trabalho premiado será convertido em um banner para exposição, além de que os demais trabalhos após correção dos estudantes serão incorporados no livro de ações do EMI.

Praça Joaquim Nabuco
A Praça Joaquim Nabuco mais conhecida como Rosário localiza-se na esquina da Rua José Mariano no centro de Paudalho, é uma bela área de lazer, além disso em seu entorno conta-se com um rico conjuntos de casebres, prédios e monumentos com grande influência na vida religiosa e social da cidade. Neste trabalho voltamos nossa lente principalmente para a fachada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o prédio da Escola Genilda Martins.

A igreja que deu nome a praça vem de uma irmandade chamada Irmandade de Nossa Senhora do Rosário Ereto Homens Pretos, tinha um lista dos irmãos que a ela pertencia como cita, Araújo 1990 No livro de registros de assentamentos dos irmãos encontramos na primeira página os seguintes nomes Manoel de S. João e Catarina de Sena, aos 26 de março de 1788(ARAUJO. 1990. p.198). Este tipo de registro servia para controlar os religiosos que se depunham a contribuir com a irmandade. O templo construído no século XVIII com traços barroco, tendo passada por restauração na segunda metade do século XX, pelo fato de ter sofrido dano na cheia de 1986, esta igreja faz parte do conjunto que envolve 19 templos, alguns deles em ruínas.

O prédio da escola tem datação em seu rodapé superior de 14 de janeiro de 1915, segundo conta os mais velhos era uma casa, funcionando ate o ano de 1936 como um mercado publico, depois disso veio a ser utilizado como sede da escola municipal Reunida João XXIII, depois de uma reforma Na Gestão de Eufrásio Gouveia Filho no período de 1992 - 96, e da morte da ex diretora e criadora da bandeira de Paudalho, Genilda Martins, foi feita a mudança do nome para homenageá-la publicado no Diário Oficial de 08 de julho de 2004. O Prédio é formado por quatro colunas, um arco central onde fica a entrada e, outros dois laterais, um de cada lado sendo um arco maior superior em formato de asas.

A praça em si não tem data de construção. No ano de 2004 foi feita uma reforma que tirou grande parte de sua originalidade, hoje o estado dela não é dos melhores, grande parte do seu ladrilhamento foi retirado, bancos, mesas, placas e lixeiras danificadas por ação de vândalos, restando, um busto do senhor Antonio Severino Montenegro, prefeito da cidade no período de 1903 a 1907, datado do ano de 1942, que no momento encontra-se pichado e com a placa de identificação danificada, há uma estátua de Maria segurando o menino Jesus, porém foi instalada durante a última reforma, 2004.

Nosso trabalho foi feito entre 15 e 19 de agosto de 2011 e, sofreu pela falta de informação do objeto de pesquisa, contando com a memória e a disponibilidade de pessoas com boa vontade, tentamos mostra que neste local existe mais que uma simples praça e sim um micro sítio histórico que muitas vezes não é percebível pelos paudalheses.
Referencias Bibliografias:
ARAUJO, Severino. Recife. Avelar. 1990.
Diário Oficial: Portaria – SEDUC Nº 3194 de 08 de julho de 2004.
Agradecimentos:
Sr. Severino Barbosa Ferreira
Sra. Lusinete Maria Jusefa da Silva Pereira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Foi muito bom participar, melhor foi ver que todo o perrengue que tivemos a procura de informações foi recompressado com a vitoria, mesmo com tempo curto todos fizeram trabalhos competitivos.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Rutynha Rodrigues9.10.11

    kkk,concordo com vc isak,foi bom mesmo toda aquela agonia p fazer a pesquisa em pouco tempo,e o resultado foi otimo,pois ganhamos...
    :)

    ResponderExcluir