Excursão
realizada no dia 30 de novembro de 2011, organizada pelos professores: Lusinete Pereira e
Romero Luiz de língua portuguesa da Escola Monsenhor Landelino em Paudalho, com
o objetivo de possibilitar aos alunos do Ensino Médio o conhecimento entre as diferenças de
linguagens no agreste pernambucano. Os lugares que serviram de foco da análise
lingüística foram às cidades de GRAVATA, BEZERROS e CARUARU.
Em Gravatá os
alunos tiveram oportunidade em conhecer o MUSEU DA CIDADE, lugar onde guarda
toda história da cidade e de seu povo, assim como a mesma prosperou, e a
evolução visível que está marcada na palavra gravata.
Em BEZERROS nossos alunos
tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história de nossos artesãos no
CENTRO DE ARTESANTO DE PERNAMBUCO, lugar onde tem mais de 360 peças de
diferentes artistas de PERNAMBUCO, também ouviram um pouco da vida e obra de
alguns nomes da cultura pernambucana como: J. Borges, xilogravurista e
cordelista, onde expõe sua renomada obra no MUSEU DA XILOGRAVURA, Lula Vassoreiro,
mestre na arte das máscaras de papel marchê, sendo ele, o precursor do carnaval
temático da cidade. Ainda em Bezerros, os discentes observaram como as marcas
na fala é uma constante na comunicação, dos que vivem naquele município. Para descontrair,
os alunos foram levados a TERRAS de SANTA FÉ.
O destino final da aula de campo
foi o município de CARUARU, onde foram visitar o MUSEU DO BARRO, lugar que
conta além da história do mestre LUÍZ GONZAGA, mostra com evidência a
evolução da língua na letra original da música ASA BRANCA, vemos como o mestre
da arte figurativa “VITALINO” Elevou o nome de Pernambuco, e fez com que nosso
Estado se tornasse o maior CENTRO DE ARTE FIGURATIVA DAS AMÉRICAS. Ainda nesse
museu viram uma exposição temporária da história dos fandangos populares
daquela região, logo após, o grupo seguiram destino ao MUSEU DO CARUA, lugar
onde vislumbrou-se a história das grandes fábricas de cordão, barbante,
estopas, jutas e derivados do agave, planta que deu origem ao nome da cidade.
Sendo assim, a aula teve seus objetivos atingidos, pois podemos notar que os
alunos através de uma aula extraclasse, puderam unir conhecimentos diversos,
com base em experiências vivenciadas ao logo de toda a excursão e estudo
comparativo entre o que aprenderam em sala de aula e realidade encontrada na
diversidade lingüística presente nos lugares visitados.
Assim falou o aluno
Gabriel Ângelo do 2º ano: “Esta excursão foi muito proveitosa, pois tive
oportunidade de conhecer nossa cultura pernambucana através da visita a museus,
centro de artes, especialmente ao de Luís Gonzaga em Caruaru, onde pude fazer a
leitura da versão original da música” Asa Branca” estímulo ainda maior, para
uma carreira de músico ao qual desejo seguir”.
MUITO BOM ESSA FORMA DE APRENDER, ASSIM NOSSOS ALUNOS LITERALMENTE APREENDEM.
ResponderExcluirUma forma que nos impulsiona cada dia mais á querer frequentar as aulas.
ResponderExcluirAdorei todas as viagens do ano, mas confesso que essa foi a que me marcou, porque além de aprender a variedade linguística de cada região, especificamente no agreste, pudemos conhecer vários lugares e juntos aumentar o nosso conhecimento.
ResponderExcluirSão esse modos diferentes de aprendermos a variedade linguística e conhçer lugares diferentes,que me impusiona a sempre querer frequentar as aulas.
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