Experiência Discente no Seminário Nacional do Ensino Médio em Brasil

Profa. Juliana, Jéssica, Gestora Ângela
Quando cheguei ao seminário em Brasília imaginei que fosse apenas ouvir palestras e falar algo sobre a minha escola, mas quando cheguei percebi que eles queria juntar estudantes de cada estado para que debatêssemos assuntos ali sugeridos. O que não se imaginava era a possibilidade de criação de um forte vínculo que criamos uns com os outros esse, pra mim, foi à maior experiência que tive e que vou levar pra toda a vida, pois vimos que existia jovem iguais à gente, jovens de culturas diferentes que apesar de não pensar igual, pensa parecido, e o melhor, tem vontade de lutar por uma educação melhor pra que com isso as gerações futuras possam viver melhor. 

Ao longo das reuniões cada jovem contava um pouco de suas experiências na escola que participava, uns diziam que não tinham voz, outros falavam que algo estava errado na forma de ensino dos professores, então observando isso percebi que os pontos positivos da escola onde estudo se destacou ainda mais para mim, pois lá na escola temos liberdade para opinar ou discordar de algo que a nosso ver está errado. No seminário também teve um ponto negativo, foi estipulado para cada jovem um tema para ser debatido nas palestras, só que alguns desses temas não era a real duvida que cada jovem gostaria de debater, por exemplo: você gostaria de ter mais voz na sua escola? Bom para alguns esse tema foi muito legal, pois foi à oportunidade que tiveram para discutir sobre isso, mas tinha estudantes que realmente tinha voz na escola e esse tema não era importante para eles, como foi o meu caso, então o que nós queríamos era essencialmente poder ter escolher temas que mais nos incomodavam, talvez para nos próximos anos isso possa ser revisto e além da existência de questões de interesse do MEC, dê-se abertura para acrescentar questões novas. 
 
Foi maravilhoso esse seminário, pois as amizades que construir vão ficar pra sempre no meu coração. Uma jovem me falou uma coisa que vou levar pro resto da minha vida, aprendemos no encontro que não somos alunos, pois alunos são seres sem luz, somos estudantes e todos do seminário começaram a nos tratar como estudante e não como alunos. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Parabéns a aluna Jéssica Cristina, professora Juliana Montenegro e a gestora Ângela pela bela representação no seminário do Ensino Médio em Brasília.

    ResponderExcluir