Marcamos presença na 18ª edição da Ciência Jovem




 Nos dias 24, 25 e 26 de Outubro aconteceu a XVIII Ciência Jovem, organizada pelo espaço ciência com o apoio de instituições como: Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Educação, Facepe, Governo de Pernambuco, CNPq, Ministério da Educação e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Outros Trabalhos  apresentados
na Ciência Jovem.
A Feira da Ciência Jovem do estado que é considerada uma das três maiores do Brasil. Participaram ao todo mais de 300 trabalhos de professores e estudantes de todos os estados brasileiros. Os trabalhos estavam divididos em quatro categorias: Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1ª a 4 ª ano); Divulgação Científica (Ensino Fundamental 5ª ao 9ª ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa (Ensino Médio) que  envolviam trabalhos não são só de ciências como física, química e matemática, mas também das ciências sociais e humanas.


A feira este ano aconteceu no Chevrolet Hall em Olinda e Recebeu durante seus três dias a visita de várias escolas. 
Estivemos no Evento apresentando o Trabalho, Os Destaques Femininos na Política Paudalhense - Poder e Sensibilidade da aluna Thaínes Recila em colaboração com Aluno  Isak de castro, orientandos do professor  doutorando da UFPE Aluízio Medeiros e pela professora Joelma Nascimento da SEDUC.

A pesquisa realizada buscou analisar no campo da participação feminina os impactos da redemocratização e as mudanças da política na cidade do Paudalho, tendo como base a representação feminina nos espaços públicos de poder, além de observar o impacto que as tais causaram na forma de se fazer política na cidade. Assim como, conhecer se existem (ou existiram) propostas políticas específicas às mulheres criadas por essas representantes, utilizando-se da história oral e suas técnicas como: entrevistas, transcrição e análise dos dados. 

Esta pesquisa é fruto do trabalho realizados no grupo de pesquisa Paudalho Digital orientado pelo professo Aluízio Medeiros.
Os alunos do Ensino Médio Inovador de nossa escola também estiveram presentes na feira, visitando os estandes de diversos trabalhos expostos, muitos dos nossos alunos manifestaram o desejo de também fazer parte da feira apresentando trabalhos desenvolvidos por eles em futuras edições.

Este é o objetivo da Feira, estimular nos alunos e professores o interesse pela pesquisa e pela comunicação científica, além de promover a interação entre as escolas participantes e comunidades.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. É muito gratificante para um professor ver alunos da escola se destacando em diversas áreas. Parabéns Thaínes e Isak pelas pesquisas apresentadas nas feiras. Que venham outras tantas. Mas não esqueçamos também o corredor Williams, o grupo da rádio, o grupo de Pesquisa Paudalho Digital, a Equipe de Artes, a garotada da robótica e dos laboratórios... são tantos que se eu por o nome de cada um vai ser transformado em um novo post. Parabéns também a equipe de professores e gestão, sem acreditar, sem engajamento, ações como essas não seriam possíveis.

    ResponderExcluir