Seminário Nacional do Ensino Médio Inovador


Conforme o Ministério da Educação o Programa Ensino Médio Inovador é programa de apoio técnico e financeiro, promovido pelo Governo Federal atuando em articulação a União, os Estados e as Escolas, cujo objetivo principal é promover o direcionamento de ações que tenham como foco o Currículo e a organização do trabalho pedagógico, tanto das Secretarias Estaduais de Educação, como das escolas; evidenciando a cooperação entre o trabalho realizado pelo Ministério da Educação, as Secretarias Estaduais de Educação e as Escolas que ofertam o Ensino Médio.

Na foto, o aluno Isak Castro (esquerda), o prof. Aluizio Medeiros (centro) e Carlos Artexes - Coordenador Geral do Ensino Médio do MEC (direita)

O Seminário Nacional do Ensino Médio Inovador foi iniciado com a participação, entre outras autoridades, de Carlos Artexes Simões (MEC) e Maria Eveline Pinheiros (MEC), além de representantes da secretaria da Educação dos Estados envolvidos, gestores, técnicos, professores e alunos. Em plenária foi construído um panorama da Implementação do Programa Ensino Médio Inovador realizada por Carlos Artexes onde a partir da análise dos dados sobre a Educação Básica desde 2002, aponta o foco estrutural do EMI e compara as propostas para o Ensino Médio que, entre outras, inclui o ensino profissionalizante como um outro caminho possível, necessário para o momento histórico brasileiro, mas talvez não o mais completo. Já a fala de Maria Eveline Pinheiros avança numa crítica onde aponta que o EMI não é inovador enquanto documento propositivo pois o cerce de suas propostas já existem em todos os documentos sobre educação, ele torna-se inovador enquanto execução do programa, uma vez que se organiza do piso ao topo, privilegiando a escola e seu contexto.

FOTO 1: Prof. Aluizio em plenária apresentando o relato de experiência da Escola.

FOTO 2: ao centro, entre o Prof. Aluizio Medeiros e o aluno Isak Castro, a Profª Cantaluce Lima, gerente de Políticas Educacionais para o Ensino Médio da Secretaria de Educação de Pernambuco.


A tarde deste mesmo dia (09/11) foram organizado espaços para Narrativas de experiências dos Planos de Ação Pedagógica das Escolas do Programa Ensino Médio Inovador distribuidas em cinco eixos dos quais o relato “Ciência e Cultura: dimensões de um currículo inovador” da Escola Monsenhor Landelino Barreto Lins – Paudalho/PE, foi um dos dois escolhidos para representar o Estado no eixo projetos culturais. Seguindo a programação, no dia 10/11, o Parlamento Juvenil do MERCOSUL apresentou as propostas do “ensino médio que queremos” evidenciando a necessidade de ampliar a aproximação entre os latinos americanos e investir cada vez mais no desenvolvimento da democracia. Na tarde do dia 10/11 foram montados grupos de trabalhos nas quatro áreas do conhecimento que tiveram nos fundamentos de suas discussões elementos basilares para a construção da carta de Bertioga. Finalmente, no dia 11/11 em nossa última plenária foi apresentado o mosaico de idéias construído pelos diferentes grupos de trabalho, assim como pelos estudantes, sendo finalizada a Carta de Bertioga.

Entre os momentos culturais, contamos com apresentação de mambembes, sarau, apresentação do espetáculo Corpo vivo-carrossel das espécies (Cia. Teatrodança), Maracatu e muito mais, finalizando com o show de Zeca Baleiro. A cultura foi assim contemplada em sua riqueza e diversidade.

Alguns dos vídeos preparados pelos estudantes do EMI em conjunto com o Parlamento Juvenil do MERCOSUL:









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