RPG na Escola

A iniciativa do Prof. Ricardo Ribeiro do Amaral de disponibilizar o material de seu projeto RPG na Escola foi de grande apoio para os professores do EMI como ponto inicial de uso desse rico meio de ensino-aprendizagem que é o RPG, uma vez que de forma lúdica permite movimentar diferentes conhecimentos na busca por vencer os desafios da aventura.

Nossa primeira aventura reuniu os alunos do 1° ano do Ensino Médio Inovador (1° ano A e B) em desafios coordenados pelos narradores-professores Aluizio Medeiros (Iniciação Científica, História e Geografia), Joelma Pimentel (Biologia e Práticas Sustentáveis) e Juliana Monentegro (Teatro e Artes).

A aventura dos "Montes Uivantes" envolve uma série de conhecimentos próprios da OTM do primeiro ano do ensino médio, desde questões envolvendo velocidade (física), análise de mapas cartográficos e topografia (geografia), passando por questões de separação da matéria (química), além da interpretação de papéis próprios da disciplina (teatro). O fato de estarem constantemente se deparando com desafios e tendo que encontrar o melhor caminho para conseguir vencê-los, nem sempre o caminho mais fácil, permite uma discussão sobre o princípio de uma pesquisa cientifica e por fim a questão ambiental da aventura que favorece futuras análises da atividade integradora Práticas Sustentáveis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...