Diário de Bordo, data estelar...

Os alunos do 1º ano do EMI receberam formação no uso do Diário de Bordo para as pesquisas em desenvolvimento. Como as principais feiras de ciências estaduais e regionais tem como exigência a apresentação do diário de bordo da pesquisa realizada, optamos por introduzir nessa unidade essa técnica de registro de informações, uma vez que os alunos já estão em processo de escolha de suas temáticas e formulação dos seus respectivos objetos de pesquisa.

O destaque dessa vez vai para o grupo formado por alunos do 1º ano B (noturno) que avançam em uma pesquisa patrimonial tendo como objeto a Igreja do Desterro, possivelmente a igreja mais antiga ainda em funcionamento na cidade de Paudalho. Em uma pesquisa-piloto conseguiram detectar que apesar de não haver documentação na igreja que comprove sua idade, há indícios de documentos na cidade de Igarassu, local que iremos visitar em pesquisas futuras. Como curiosidade descobriram, entre outras informações, que a igreja foi construída utilizando o óleo da baleia como "cimento". Os próximos passos dessa pesquisa envolve uma entrevista com o Bispo da região e uma investigação nos livros que tratam sobre a cidade.

Ao todo estão em andamento no primeiro ano pesquisas envolvendo história de vida, Entrevistas temáticas, pesquisas patrimoniais e de análise de documentos escritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...