ExpoEMI surge como consequência dos trabalhos que a Escola Monsenhor
Landelino Barreto Lins vêm desenvolvendo pelo programa Ensino Médio Inovador,
onde atuando nos eixos de ciência, cultura, trabalho e tecnologia tem avançado
na integração do ensino, pesquisa e extensão com foco no protagonismo juvenil.
A exposição tem por objetivo criar mais um espaço de estímulo para os
estudantes, assim como apresentar para a comunidade as ações que vêm sendo
realizadas no espaço escolar e finalmente proporcionar interação no campo do estudo entre o ensino fundamental
e médio.
Programação
Data: 24 de outubro de 2011
Local: Escola Mons. Landelino Barreto Lins - Paudalho-PE
07:30h-08:00h – Abertura do evento – Auditório / Profa. Ângela Borba
08:00h-11:00h – 1º ciclo de apresentações - turno da manhã.
11:00-12:00h – Palestra: Ciência e Cultura: dimensões de um currículo inovador / Professores do EMI
13:30h-16:00h – 2º ciclo de apresentações – turno da tarde
16:20h-17:00h – Encerramento – Palestra: Protagonismo
Juvenil – Prof. Aluizio Medeiros
17:00h-18:30h – apresentações culturais
Ciclo de Apresentações
Exposição “Olhares sobre Paudalho” (pátio interno)
monitora: Thaínes Recila
A exposição conta com diversos quadros pintados a óleo pertencentes
a Câmara dos Vereadores, assim como 60 fotografias resultantes dos trabalhos
dos alunos na oficina de foto-filmagem. “Olhares sobre Paudalho” retrata a
poética do cotidiano. A cidade é apresentada nos seus mais inusitados ângulos, focos e luzes.
Durante a exposição um vídeo da oficina de foto-filmagem estará sendo apresentado.
Entre fatos e fontes:
Inventariando a História Política de Paudalho-PE (1963-1988) (pátio interno)
Aluno: Isak de Castro
A
Pesquisa se propõe a revisitar o livro de Severino Soares de Araújo (1990) comparando as datas e fatos ali
existentes com os registros da Câmara Municipal de Paudalho e de jornais da
época, para um inventário das fontes que possibilitem o estudo dos grupos políticos atuantes no período em tela.
Políticas Públicas da Juventude (pátio interno)
Aluna: Naguisa Thoanne
Diante da urgência de desenvolvimento de políticas públicas que alcancem a juventude, nosso objetivo é analisar as práticas de
políticas públicas da juventude realizadas pelo município, observando em
contrapartida o mercado de trabalho da cidade e sua capacidade de absorver os
jovens.
Imagens e Identidade: um olhar local (pátio interno)
Equipe: Isak de Castro, Naguisa Thoanne e Thaínes
Resultado das aulas de Educação Patrimoniais dadas na disciplina de Iniciação Científica, será exposto os trabalhos de pesquisa a respeito do patrimônio material e imaterial da cidade.
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Desterro: História, Memória e Patrimônio (auditório)
Equipe: Dayse,
Marinalva, Vivian, Adeilton, Welington
A pesquisa de Iniciação Científica, ainda em fase piloto,
se propõe a investigar a história da Igreja do Desterro que dá nome a
comunidade. Segundo contam, apenas as casas pertencem a seus donos pois as
terras são de propriedade de Nossa Senhora do Desterro, para entendermos melhor
essa e outras histórias faz-se necessário avançar em uma pesquisa sobre a
região. Povoado antigo, de passado colonial, guarda na memória da população
casos que aparentemente misturam ficção com realidade. Nos propomos a entender
um pouco mais da história desse patrimônio de pedra e cal, além de compreender
o processo de sua preservação iniciado pela própria comunidade.
Memórias de São Severino (auditório)
Equipe: Anália
Fruto de um trabalho coletivo da atividade integradora Linguagem e Cultura, os estudantes têm entrevistado
diversos setores da sociedade paudalhense, a fim de documentar a memória
cultural sobre o Terceiro Pólo de Romaria do Brasil, situado na cidade.
Produção Artística (auditório)
Equipe: Damires, Fernanda, Naíza, Ângela, Marinalva.
Numa perspectiva de conhecer e valorizar as produções
artísticas locais, os alunos vêm desenvolvendo , também, um trabalho voltado
para a
pesquisa das diversas manifestações culturais em Paudalho, serão apresentadas pesquisas que retratam a grafitagem, os cordéis, além de artes plásticas.
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Vídeos de Crimes Ambientais (Lab. de Matemática)
Equipe: Lucas Vinícios , Juliana, Alex Barros e Dayane Viturino
A
proposta foi trabalhar as leis 9605/98 e decreto de lei 24645/34, identificando
o que se caracteriza como crimes contra a fauna, a flora, crimes de poluição,
contra o patrimônio cultural e etc. Depois
os alunos elaboraram vídeos contextualizando a lei de crimes ambientais contra
a fauna e a flora. Os vídeos são as sínteses das discussões e debates da atividade integradora Práticas Sustentáveis.
Ecotécnicas (Lab. de Matemática)
Equipe: Jéssica Cristina e Adriely Maria
Durante
o curso Escolas Sustentáveis e COM-VIDA, os cursistas elencaram e desenvolveram
duas ecotécnicas: A composteira caseira como solução para a diminuição do lixo
orgânico e a Horta Suspensa como alternativa para falta de espaços adequados
para plantio.
Agenda 21
Após aulas sobre o surgimento e a importância da agenda 21,
foi realizada a oficina de futuro onde os alunos elencaram problemas existentes
na escola e possíveis soluções a serem desenvolvidas a curto, médio e longo
prazo.
Paudalho COMVIDAS (Lab. de Matemática)
Equipe: Jéssica Cristina e Adriely Maria
Equipe: Jéssica Cristina e Adriely Maria
Ao participarmos do
curso escolas sustentáveis e com vidas, sentimos a necessidade de saber se nas principais escolas de Paudalho estão
sendo realizadas ações socioambientais envolvendo os alunos e a comunidade
escolar e se as mesmas tem o projeto COM VIDAS. A pesquisa visa então compreender como as escolas públicas da cidade vem trabalhando a Educação Ambiental e qual o envolvimento dos alunos na ação.
Experiências
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Relações de gênero e sexualidade (Biblioteca)
Equipe: Edna Beatriz, Dayane Viturino, Gleiciane da Silva, Willian, Maria dos Prazeres Pessoa, Gleicy Kely Cláudia da Silva.
Diante da grande quantidade de fatos e atitudes presenciadas na sociedade e nas escolas, achamos importante trazermos orientações abordando o tema, procurando conscientizar os alunos a reconhecerem que todos tem direitos e liberdade para expressarem sua sexualidae independente de sua opção sexual.
Diante da grande quantidade de fatos e atitudes presenciadas na sociedade e nas escolas, achamos importante trazermos orientações abordando o tema, procurando conscientizar os alunos a reconhecerem que todos tem direitos e liberdade para expressarem sua sexualidae independente de sua opção sexual.
Experiências "Escultando os batimentos cardíacos"
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Stop motion (sala do EMI)
Equipe:
Técnica de animação de quadro a quadro realizado pela atividade integradora de Teatro.
Equipe Gestora:
Ângela Borba
Rita Dias
Coordenação Geral do Evento:
Ângela Borba
Rita Dias
Coordenação Geral do Evento:
Aluizio Medeiros
Organização:
Nara Oliveira
Juliana Montenegro
Joelma Nascimento
Joseana Firmino
Equipe de Monitoria:
Mª Aparecida de Souza
Lais Rodrigues
Danielle da Silva
Josilene de Souza
Luciana Silva
Mª José da Silva
Jéssica Maria
Equipe Técnica
Gleybson
Adelino
Eduardo
Filipe Silva
Equipe Técnica
Gleybson
Adelino
Eduardo
Filipe Silva
Apoio:
Escola Monsenhor Landelino Barreto Lins
Gerência Regional de Ensino da Mata Norte
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Câmara Municipal do Paudalho
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O evento será imperdível. Estou contado o dia para estar lá apresentando e vendo tudo que foi produzido no EMI de nossa escola.
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