ExpoEMI-2011: Interatividade, Identidade e Integração

ExpoEMI surge como consequência dos trabalhos que a Escola Monsenhor Landelino Barreto Lins vêm desenvolvendo pelo programa Ensino Médio Inovador, onde atuando nos eixos de ciência, cultura, trabalho e tecnologia tem avançado na integração do ensino, pesquisa e extensão com foco no protagonismo juvenil. A exposição tem por objetivo criar mais um espaço de estímulo para os estudantes, assim como apresentar para a comunidade as ações que vêm sendo realizadas no espaço escolar e finalmente proporcionar  interação no campo do estudo entre o ensino fundamental e médio.


Programação

Data: 24 de outubro de 2011
Local: Escola Mons. Landelino Barreto Lins - Paudalho-PE

07:30h-08:00h – Abertura do evento – Auditório  / Profa. Ângela Borba
08:00h-11:00h – 1º ciclo de apresentações -  turno da manhã.
11:00-12:00h – Palestra: Ciência e Cultura: dimensões de um currículo inovador / Professores do EMI

13:30h-16:00h – 2º ciclo de apresentações – turno da tarde
16:20h-17:00h – Encerramento – Palestra: Protagonismo Juvenil – Prof. Aluizio Medeiros
17:00h-18:30h – apresentações culturais


Ciclo de Apresentações

Exposição “Olhares sobre Paudalho” (pátio interno)
monitora: Thaínes Recila

A exposição conta com diversos quadros pintados a óleo pertencentes a Câmara dos Vereadores, assim como 60 fotografias resultantes dos trabalhos dos alunos na oficina de foto-filmagem. “Olhares sobre Paudalho” retrata a poética do cotidiano. A cidade é apresentada nos seus mais inusitados ângulos, focos e luzes. 

Durante a exposição um vídeo da oficina de foto-filmagem estará sendo apresentado.



Entre fatos e fontes:

Inventariando a História Política de Paudalho-PE (1963-1988) (pátio interno)

Aluno: Isak de Castro
A Pesquisa se propõe a revisitar o livro de Severino Soares de Araújo (1990)  comparando as datas e fatos ali existentes com os registros da Câmara Municipal de Paudalho e de jornais da época, para um inventário das fontes que possibilitem o estudo dos grupos políticos atuantes no período em tela.

Políticas Públicas da Juventude (pátio interno)
Aluna: Naguisa Thoanne
Diante da urgência de desenvolvimento de políticas públicas que alcancem a juventude, nosso objetivo é analisar as práticas de políticas públicas da juventude realizadas pelo município, observando em contrapartida o mercado de trabalho da cidade e sua capacidade de absorver os jovens.


Imagens e Identidade: um olhar local (pátio interno)
Equipe: Isak de Castro, Naguisa Thoanne e Thaínes
Resultado das aulas de Educação Patrimoniais dadas na disciplina de Iniciação Científica, será exposto os trabalhos de pesquisa a respeito do patrimônio material e imaterial da cidade.

__________//__________


Desterro: História, Memória e Patrimônio (auditório)
Equipe:  Dayse, Marinalva, Vivian, Adeilton, Welington
A pesquisa de Iniciação Científica, ainda em fase piloto, se propõe a investigar a história da Igreja do Desterro que dá nome a comunidade. Segundo contam, apenas as casas pertencem a seus donos pois as terras são de propriedade de Nossa Senhora do Desterro, para entendermos melhor essa e outras histórias faz-se necessário avançar em uma pesquisa sobre a região. Povoado antigo, de passado colonial, guarda na memória da população casos que aparentemente misturam ficção com realidade. Nos propomos a entender um pouco mais da história desse patrimônio de pedra e cal, além de compreender o processo de sua preservação iniciado pela própria comunidade.


Memórias de São Severino (auditório)

Equipe: Anália

Fruto de um trabalho coletivo da atividade integradora Linguagem e Cultura, os estudantes têm entrevistado diversos setores da sociedade paudalhense, a fim de documentar a memória cultural sobre o Terceiro Pólo de Romaria do Brasil, situado na cidade.



Produção Artística (auditório)

Equipe: Damires, Fernanda, Naíza, Ângela, Marinalva.

Numa perspectiva de conhecer e valorizar as produções artísticas locais, os alunos vêm desenvolvendo , também, um trabalho voltado para  a  pesquisa das diversas manifestações culturais em Paudalho, serão apresentadas pesquisas que retratam a grafitagem, os cordéis, além de artes plásticas.



__________//__________


Vídeos de Crimes Ambientais (Lab. de Matemática)
Equipe: Lucas Vinícios , Juliana, Alex Barros e Dayane Viturino

A proposta foi trabalhar as leis 9605/98 e decreto de lei 24645/34, identificando o que se caracteriza como crimes contra a fauna, a flora, crimes de poluição, contra o patrimônio cultural  e etc. Depois os alunos elaboraram vídeos contextualizando a lei de crimes ambientais contra a fauna e a flora. Os vídeos são as sínteses das discussões e debates da atividade integradora Práticas Sustentáveis.



Ecotécnicas (Lab. de Matemática)
Equipe: Jéssica Cristina e Adriely Maria

Durante o curso Escolas Sustentáveis e COM-VIDA, os cursistas elencaram e desenvolveram duas ecotécnicas: A composteira caseira como solução para a diminuição do lixo orgânico e a Horta Suspensa como alternativa para falta de espaços adequados para plantio.

Agenda 21

Após aulas sobre o surgimento e a importância da agenda 21, foi realizada a oficina de futuro onde os alunos elencaram problemas existentes na escola e possíveis soluções a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

Paudalho COMVIDAS (Lab. de Matemática)
Equipe: Jéssica Cristina e Adriely Maria
Ao participarmos do curso escolas sustentáveis e com vidas, sentimos a necessidade de saber  se nas principais escolas de Paudalho estão sendo realizadas ações socioambientais envolvendo os alunos e a comunidade escolar e se as mesmas tem o projeto COM VIDAS. A pesquisa visa então compreender como as escolas públicas da cidade vem trabalhando a Educação Ambiental e qual o envolvimento dos alunos na ação.


Experiências


__________//__________



Relações de gênero e sexualidade (Biblioteca)
Equipe: Edna Beatriz, Dayane Viturino, Gleiciane da Silva, Willian, Maria dos Prazeres Pessoa, Gleicy Kely Cláudia da Silva.
Diante da grande quantidade de fatos e atitudes  presenciadas na sociedade e nas escolas, achamos importante trazermos orientações abordando o tema, procurando conscientizar os alunos a reconhecerem que todos tem direitos e liberdade para expressarem sua sexualidae independente de sua opção sexual.

Experiências "Escultando os batimentos cardíacos"

__________//__________


Stop motion (sala do EMI)
Equipe:
Técnica de animação de quadro a quadro realizado pela atividade integradora de Teatro.



Equipe Gestora:
Ângela Borba
Rita Dias


Coordenação Geral do Evento:
Aluizio Medeiros

Organização:
Nara Oliveira
Juliana Montenegro
Joelma Nascimento
Joseana Firmino

Equipe de Monitoria:
Mª Aparecida de Souza
Lais Rodrigues
Danielle da Silva
Josilene de Souza
Luciana Silva
Mª José da Silva
Jéssica Maria


Equipe Técnica
Gleybson
Adelino
Eduardo
Filipe Silva

Apoio:
Escola Monsenhor Landelino Barreto Lins
Gerência Regional de Ensino da Mata Norte
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Câmara Municipal do Paudalho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. O evento será imperdível. Estou contado o dia para estar lá apresentando e vendo tudo que foi produzido no EMI de nossa escola.

    ResponderExcluir