Aulas e prática de laboratório do EMI

Já se iniciaram as aulas de laboratório no Ensino Médio Inovador da nossa escola, para os alunos do 2º e 3º ano, tendo a frente a Profa. Joelma Nascimento (Biologia). Este ano o Ensino Médio Inovador contempla entre outros o macrocampo Iniciação a Pesquisa Científica com aulas de prática de laboratório, que tem o objetivo de Promover o conhecimento científico através da integração entre teoria na sala de aula e a prática mediante atividades realizadas no laboratório, de inicio tivemos aulas explicativas das regras de segurança no laboratório, além de aulas das regras para utilização de vidrarias e instrumentos como: Utilização da balança de precisão; Regras de pipetagem básica, verificação do menisco e erro de paralaxe; como preparar soluções e etc.

Ao longo das unidades foram realizadas experiências como:
Aula prática de identificação da presença de proteínas em substancias diversas pelo uso de reativo de Biureto, além da elaboração de reagente simples para identificação da presença de proteínas em substancias a partir de associação de soluções de Hidróxido de sódio e Fosfato de Cobre II.



 Aula prática Identificação de substâncias ácidas e alcalinas, pelo uso de diferentes reativos como: Azul de Bromotimol, Azul de Timol, Alaranjado de Metila, Fenolftaleína e Papel de Tornassol, que produzem cores diferentes na presença de cada substância, tal aula está vinculada ao currículo regular no que permite identificar ácidos e bases, sua presença em produtos utilizados no dia- a- dia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. As aulas são muito ricas em conhecimento teórico e pratico, isso contagia todos os alunos, como eu, parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  2. Ruty Castro23.5.12

    É mesmo Isak de Castro,até aquelas aulas que as vezes,nós achavamos chatas,estão melhores,pois elas nos motivam a aprender mais,o conheçimento e a curiosidade de assuntos abordados na sala,que realmente nos interessam!

    ResponderExcluir