Resultados da ExpoEMI parte 3: Matemática, Humanas e Comunicação

Agora era hora de visitarmos outros três espaços da Expo EMI, guiados novamente por Bárbara (3º A) fomos para o Laboratório de Matemática para conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido de jogos lógicos e robótica.



 Em robótica além das construções padrões os alunos ainda pesquisaram um pouco mais na web e puderam construir um escorpião que utiliza as pinças e ataca quando acoado. A robótica na escola ainda está em seus princípios, objetivando a compreensão dos usos de sensores e da diversidade de programação unindo física, matemática e computação. Os alunos Gilvânio (1º A) e Alex (3º A) foram os responsáveis pela exibição dos robôs ao público e apresentando perspectivas de uso e possíveis projetos de pesquisa.

Os alunos Pedro e Edson (ambos 1º A) estiveram a frente dos jogos lógicos, apresentando o potencial do lúdico como facilitador da aprendizagem matemática. Alguns dos jogos utilizados foram projetados ou pesquisados pelos alunos e a gestora já sinalizou a compra de mais jogos, dessa vez idênticos aos que vem sendo trabalhados pelo Laboratório de Matemática da UNICAPE. Os alunos foram orientados pelo Prof. Valdir.
 

 Da robótica passamos pela sala do Grupo de Pesquisa Paudalho Digital: História, Patrimônio e Cidadania. Ali guiados por Daniele (2º A) foi-nos apresentados um pouco das pesquisas desenvolvidas, além das etapas necessárias para que uma ideia venha a ser construida dentro de uma metodologia afim de coletar e analisar dados para a montagem de uma pesquisa.

Isak (3º A) tratou da história política da cidade de Paudalho em sua configuração do regime militar aos dias atuais na pesquisa em que foi finalista da MOSTRATEC intitulada "Jovens Estudantes de Paudalho: do sóciocultural ao político"; também apresentou sua pesquisa a aluna Thaínes (2º A) que estuda os "Destaques Feminios da Política Paudalhense: poder e sensibilidade" sendo finalista na Ciência Jovem, aguardando ambos o resultado da FEBRACE. 

Estamos muito felizes com as realizações desse grupo que contam em seu histórico com o prêmio GEHER de Histórida da USP, o prêmio Naíde Teodósio, além de participação em eventos de grande porte como a SBPC Jovem e o Fórum Nacional de Educação Integral. A participação na ExpoEMI visa estimular mais jovens a quererem ingressar na pesquisa, sabendo que é possível sim investir na ciência. O grupo é orientado pelo Prof. Aluizio, com a participação da profa. Joelma e profa. Betânia e conta com 5 integrantes.

Uma grande sacada do grupo foi a construção de um painel feito unicamente de post-it fazendo alusão a uma menina em um dia de sol, numa perspectiva retrô lembrando o jogo atari, para que os visitantes escrevessem sobre o evento.

Finalmente Anália (3º A) nos encaminhou para uma sala disposta como uma grande sala de museu, ali a tecnologia do passado permitia que entendessemos um pouco do avanço da energia na história, as transformações da comunicação e percebessemos os elementos que faziam parte do cotidiano de alguns dos momentos da história mais ou menos recente do Brasil. 

O espaço foi apresentado pelas alunas Deize e Marinalva (ambas 2º B) em conjunto com as alunas Luciana, Rute e Daiane (2º A). O trabalho envolveu pesquisas e teve como base o museu de energia da Paraíba que os alunos do EMI tiveram a oportunidade de visitar no 1º semestre desse ano. O espaço foi organizado sob a orientação da Profa. Lusinete.

Mais uma vez, parabéns a todos. Graças a união da equipe de professores e alunos com o apoio das demais instâncias da escola, tornou-se possível um evento que potencializou ações de diversas áreas do conhecimento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário