Resultados da Expo EMI parte 2: Biologia, Corpo e Saúde


 Do laboratório de Química e Biologia fomos guiados pela monitora Daniele (2º ano A) para uma sala de aula que recebeu alguns equipamentos do laboratório afim de permitir as experiências da extração do DNA e visualização de estômatos apresentados pelas alunas Jéssica e Adriely (ambas do 3º ano A), orientadas pela Profa. Joelma que por sinal é a organziadora da Expo EMI  e atual articuladora pedagógica.

Fala-se tanto em DNA, genética e trangênicos, mas muitas vezes não abstraímos o caminho da pesquisa para chegar a essas descobertas e o potencial que essas abrem para o avanço da saúde no mundo. Ao trabalharem com a cebola, elemento do dia a dia, e experienciarem com os alunos a extração do DNA entendemos melhor as possibilidades da genética abrindo portas para várias discussões conectadas. Já o estudo dos estômatos permite além de aprofundar um pouco nessa área da botânica, possibilita transmitir noções básicas do uso de microscópios.

Tenho que admitir que foi muito gratificante ter a visita da Escola Tancredo Neves principalmente nessa sala, pois as meninas, Jéssica e Adriely, haviam realizado uma pesquisa sobre Educação Ambiental envolvendo uma análise comparada justamente com a participação dessa escola, somado ao Colégio Municipal de Paudalho e a EREM Monsenhor Landelino. Os resultados da pesquisa puderam então serem discutidos com os visitantes ao tempo que apresentava-se a importância da educação ambeital para a sociedade hoje.

A saúde continuo sendo discutida por outros caminhos, vale lembrar que um dos macrocampos trabalhados na escola para o EMI é justamente o de Cultura Corporal. O prof. Ricardo orientou um grupo de estudantes para apresentar a ação de Promoção da Saúde através de práticas desportivas, lá chegamos conduzidos pela monitora Rafaely (3º ano A). A intenção é mostrar o potencial da prática desportiva para a saúde e apresentar a mudança de postura realizada na escola no momento em que forma-se estudantes para serem monitores de jogos e ações desportivas movimentando ainda mais a troca de conhecimentos entre o ensino médio e fundamental. A apresentação desse trabalho ficou por conta de Edna (2º A), depois soube pelo próprio professor que a equipe era maior, porém três adoeceram ficando de fora das ações, mas suas pesquisas e estudos permitiram a conclusão do projeto.

Concluidas essas apresentações, fomos guiados pela monitora Anália (3º A) para a sala de Educação e Saúde, lá a profa. Joseana em parceria com os Agentes de Saúde da Prefeitura de Paudalho estudaram os Hábitos Alimentares da comunidade escolar promovendo um rico debate seguido de testes de glicose realizados pelos próprios estudantes, claro que com a supervisão da equipe de agentes de saúde que garantiam a realização das normas de segurança.

A apresentação ficou por conta das alunas Kely (2º A), Morgana (1ºB), Juliana (1º A), Ana Rebeca (1º B), Nataely (1º A) e Laís (1º A) com a participação do aluno Igo (1º B). Mais uma vez a interatividade é posta em evidência nos debates sobre a alimentação e nas realizações de testes de glicose. Todas as apresentações da área de biologia, saúde e corpo estimularam não somente os visitantes com novos conhecimentos, mas levaram nossos alunos ao universo do autoconhecimento. Edna atualmente faz curso de arbitragem e se prepara para uma possível estadia no Rio de Janeiro para aperfeiçoamento; Ana Rebeca se direciona para Medicina, Juliana tem a Fisioterapia como foco e Kelly deseja a área de enfermagem.

Parabéns a todos!

Próximos posts falaremos da Robótica, da Pesquisa em Humanas e do Museu de Tecnologia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. É bonito ver os estudantes se encontrando a partir de ações desenvolvidas pelos professores, ver os estudantes se encantando e querendo estas profissões, traçando planos de futuro que com certeza sem o EMI estas novas perspectivas de futuro muito provavelmente não aconteceriam.
    Parabéns professores e estudantes pelo belíssimo trabalho, não só na Expo EMI mas o ano todo.
    profª Joelma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7.12.12

      É gratificante pra mim poder participar da Expo EMI e passar para as pessoas o que tenho aprendido na escola. Esse é meu ultimo ano mas o que aprendi nesta escola ficará sempre em minha vida pois foi nela que aprendi a superar, a buscar cada vez mais um sonho e principalmente que jamais posso desistir. Sinto um imenso orgulho em dizer que sou aluna do EREM Monsenhor Landelino Barreto Lins.
      Aluna: Adriely Silva

      Excluir