A Hora do Planeta em Paudalho- PE




Na noite de sábado dia 23 de março A EREM Monsenhor Landelino Barreto Lins participou da Hora do Planeta. Um evento mundial em prol da luta conta o aquecimento global, a Hora do Planeta, é um evento organizado pela WWF instituição sem fins lucrativos que luta pela conservação do meio ambiente. A WWW Brasil é responsável pela organização do evento em nosso país, este ano participaram mais de 113 cidades, sendo 22 capitais, além de mais de 480 empresas e organizações.
 Em um ato simbólico Cidades, governos, empresas e a população demonstraram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos, das 20h30min até as 21h30min. O movimento este ano também chamou a atenção da população para as necessidades e os desafios em torno da preservação e contra o desperdício da água.
A Secretaria de Educação de Paudalho aderiu ao programa, convidando Escolas Municipais e Estaduais daquela cidade a estarem presentes na Escola Municipal Maria de Fátima, para juntas participarem da Hora do Planeta. Alunos, professores, e pessoas das comunidades de diferentes bairros onde estas escolas estão inseridas, estiveram presentes no evento que começou as 19h00min  com oficinas de pinturas e marmorização em objetos reutilizáveis como garrafas de iogurte, caixinhas de madeira e etc.; Oficinas de reutilização do óleo de cozinha para fabrico de sabão, canteiros de hortas alternativas com Garrafas PET.
Na ocasião, alunos de escolas públicas também apresentaram números musicais, roda de capoeira, tiveram a oportunidade de ter contato com telescópios do Observatório Astronômico da Universidade Federal de Pernambuco que também esteve presente com a oficina Observação do Céu Noturno.

Pontualmente as 20h30min as luzes da escola foram apagadas e as tochas e lanternas foram acesas, foi o momento de sensibilização sobre a necessidade de melhoria da qualidade de vida no planeta, da luta contra o aquecimento global, de como ações locais são importantes, pois afetam globalmente o meio ambiente e o futuro do planeta como conhecemos. Houve a apresentação de poesias, roda de capoeira, a ciranda ecológica em torno do símbolo do evento 60 + aceso em lanternas no chão. Crianças cantaram a musica Xote Ecológico de Luiz Gonzaga com interpretação em LIBRAS, ao final do evento as luzes foram acesas. Uma a uma as lanternas foram sendo apagadas, deixando a sensação do quão importante é ensinar as gerações futuras, os nossos alunos de que estamos ligados ao planeta e que é nossa responsabilidade de preservação da grande casa chamada Planeta Terra, aguardamos saudosos esperando a próxima Hora do Planeta.
A adesão ao evento  no município de Paudalho, assim como a organização e realização foi graças ao secretario de educação Aluízio Medeiros, foi um evento muito importante, pois além de levantar a bandeira da luta contra o aquecimento global, aponta também para um marco, que é o crescimento das ações em Educação Ambiental no município Paudalho.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário