Percursos da Ciência, Percalços da História

Prof. Drando. Aluizio Medeiros da Silva Filho – PPGH – UFPE


Espaço Ciência em Olinda-PE

O Projeto Percursos da Ciência, Percalços da História é realizado na Escola Estadual Monsenhor Landelino Barreto Lins, em Paudalho-PE, objetivando de maneira multidisciplinar desenvolver a critica científica nos alunos do Ensino Médio Inovador. Através da disciplina de Iniciação Científica aprofunda-se o conhecimento a respeito do percurso do desenvolvimento das diversas ciências, cruzando-as com os percalços da própria ampliação do trabalho humano e suas tecnologias, para que seja possível dimensionar os limites de um dado momento histórico.


Ao proporcionar atividades integradas entre professores das grandes áreas de conhecimento (Humanas, Comunicação Saúde e Exatas) e alunos dos três níveis do ensino médio em situações práticas de compreensão a respeito das bases da ciência, seus princípios e aplicações, tendo como modelo pedagógico a Seqüência Didática (Chevallard, 1982) dá-se prioridade a realizações de estudos multidisciplinares onde docentes de diferentes áreas discutam sobre situações-problemas que passam a ser foco de debate e pesquisa entre alunos, movimentando os eixos temáticos da unidade que será posteriormente analisado mas detalhadamente no recorte científico da área de conhecimento em questão. Logo, o que tem início a partir do encontro de diferentes linhas científicas em aulas integradoras, transforma-se em relatórios, projetos e pesquisas que serão avaliados por todas as linhas participantes favorecendo o aperfeiçoamento dos trabalhos ao mesmo tempo em que se aprofunda nas aulas específicas o debate proposto.

A visita as ruas históricas do Recife, por exemplo, permitiu analisar os estilos e as técnicas de construção colonial, a estratégia de fortificação e a forma de urbanização que caracterizou a cidade. O avanço na técnica e os limites do período são constantemente retomados para a compreensão multidisciplinar do objeto em foco. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...