Projetos Finalistas em Feiras de Ciências

A EREM Monsenhor Landelino tem tudo para comemorar nesses últimos dias. Estaremos sendo representados em dois eventos científicos diferentes. Isso mesmo! Recentemente, dia 01 de outubro, saiu a lista dos finalistas da Ciência Jovem, uma das maiores feiras de ciências do Brasil, que ocorre em Olinda organziado pelo Espaço Ciência, onde a estudante Thaínes Rescila estará apresentando a pesquisa Destaques Femininos na Política Paudalhense: Poder e Sensibilidade frunto de um longo ano de pesquisa baseado em entrevistas e documentações sobre a participação e trajetória das mulheres na política da cidade, a aluna investiga os limites e alcances das políticas de gênero desenvolvidas. A Ciência Jovem ocorrerá entre os dias 24 a 26 de outubro no Centro de Convenções em Olinda, PE.

No embalo das comemorações, temos a aprovação de um veterano em pesquisa, Isak Castro dessa vez é finalista da MOSTRATEC, simplesmente a maior feira de ciências da América Latina, que conta com a participação de 24 países. O aluno estará apresentando um desdobramento de sua pesquisa anterior. Da mesma forma que Thaínes, Isak vem trabalhando ao longo desse último ano na pesquisa Jovens estudantes de Paudalho: do sociocultural ao político (1967-1982) onde trabalhando com a trajetória de um grupo de estudantes, o JEP, percebe as raizes do que, em fins da década de 1980 iria emergir um núcleo que quebraria a hegemonia política da elite açucareira da cidade, tendo como principal expoente o Sr. José Pereira de Araújo. A trajetório do grupo e o percurso da política se entrecruzam em alguns momentos da pesquisa que tenta resgatar parte da história da cidade.  A MOSTRATEC acontece entre os dias 22 a 27 de outubro, na cidade de Nova Hamburgo, RS.

Ambos os trabalhos são orientados pelo Prof. Aluizio Medeiros, doutorando da UFPE que coordena na Escola o grupo de pesquisa Paudalho Digital: História, Patrimônio e Cidadania. Recebendo o trabalho de Thaínes Rescila a co-orientação da Profa. Joelma Pimentel, da mesma forma que o trabalho de Isak Castro conta com a co-orientação da Profa. Betania Monte. "Todos esses prêmios e participações em eventos são frutos de um trabalho árduo que começa com o comprometimento do estudante e do professor com o aprendizado. Esperamos uma participação ainda maior nos próximos anos com essa garotada do primeiro ano do Monsenhor." Reforça o Prof. Aluizio Medeiros.

Reportagens relacionadas:

SEDUC - http://www.educacao.pe.gov.br/?pag=1&cat=18&art=813

Jornal do Comércio - http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/educacao/noticia/2012/10/10/estudante-de-paudalho-representa-pernambuco-em-feira-internacional-de-iniciacao-cientifica-59530.php
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Parabéns ao trabalho da escola e principalmente dos alunos!!

    ResponderExcluir